Retrospectiva 2019: Bolsonaro assume com pedido de ajuda para reconstruir o país
O ano de 2019 começou com a posse de governadores e do presidente Jair Bolsonaro. Em seu discurso, Bolsonaro pediu ajuda para reconstruir o país e defendeu o fim da corrupção e de vantagens.
Dias após ser empossado, o novo presidente passou por cirurgia para retirada da bolsa de colostomia. Antes, participou do Fórum Econômico Mundial, na Suíça.
Em Davos, Jair Bolsonaro reafirmou sua determinação de manter a harmonia entre o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente e a biodiversidade.
O salário mínimo teve um aumento de R$ 44.
Em janeiro, os brasileiros e o mundo ficaram chocados com a tragédia em Minas Gerais. A barragem de rejeitos da Vale, na Mina Córrego do Feijão, se rompeu na cidade de Brumadinho, próxima a Belo Horizonte.
O rompimento destruiu casas e propriedades rurais. Mais de 200 pessoas morreram. As buscas pelas vítimas duraram o ano inteiro.
Segundo a Agência Nacional de Mineração a tragédia poderia ter sido evitada.
Também em janeiro, a Justiça aceitou denúncia contra João Teixeira de Faria. O médium, conhecido como João de Deus, se tornou réu, acusado de ter praticado crimes de estupro de vulnerável e violação sexual, entre outros.
Na Venezuela, Nicolás Maduro, sucessor de Hugo Chávez, morto em 2013, chega ao segundo mandato em meio a uma forte crise econômica, com registros de hiperinflação e desabastecimento de alimentos e combustíveis.
O italiano Cesare Battisti foi preso na Bolívia e levado para a Itália. Condenado à prisão perpétua no país europeu, pelo assassinato de quatro pessoas na década de 1970, Battisti teve a extradição determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).