Destaques

Retrospectiva 2019: confira os fatos que marcaram o mês de novembro

– No mês de novembro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a expectativa de vida do brasileiro subiu para 76,3 anos. De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a mortalidade infantil diminuiu no Brasil.

– O governo lançou o Programa Verde e Amarelo para incentivar a qualificação profissional e a geração de emprego e de renda. A expectativa é gerar 4,5 milhões de empregos ao longo de três anos.

– A Federação Internacional de Futebol (Fifa) baniu Ricardo Teixeira, ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O Conselho de Ética da entidade considerou Teixeira culpado por crimes de corrupção no período de 2006 a 2012.

– O piloto inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, sagrou-se hexacampeão mundial de Fórmula 1 e fica a um título do maior vencedor de todos os tempos, Michael Schumacher.

– O Congresso Nacional, em sessão conjunta, promulga a reforma da Previdência quase nove meses após a proposta ser entregue pelo governo. O texto altera regras de aposentadorias e pensões para mais de 72 milhões de pessoas, entre trabalhadores do setor privado que estão na ativa e servidores públicos federais.

– O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu contra a validade da  prisão após a segunda instância. Por 6 votos a 5, a Corte reverteu seu próprio entendimento, que autorizou as prisões, em 2016.

– Beneficiado pela decisão do STF, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou a carceragem da Polícia Federal em Curitiba, onde estava preso desde 7 de abril do ano passado pela condenação no caso do triplex do Guarujá (SP), um dos processos da Operação Lava Jato.

– O presidente Jair Bolsonaro anunciou a saída do Partido Social Liberal (PSL), pelo qual foi eleito, e também a criação de outra legenda chamada Aliança pelo Brasil.

– Após a secretaria-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) recomendar a anulação do primeiro turno das eleições presidenciais ocorridas na Bolívia, o presidente Evo Morales anunciou a realização de um novo pleito nacional e, logo em seguida, renunciou ao cargo.

– O Flamengo venceu o River Plate, da Argentina, e conquistou a Taça Libertadores da América após 38 anos. Com o título, o Flamengo garantiu vaga para disputar o Mundial de Clubes. O time rubro-negro também conquistou o Campeonato Brasileiro de 2019 com quatro rodadas de antecedência.

– O apresentador Antônio Augusto Moraes Liberato, mais conhecido como Gugu Liberato, morreu em decorrência de um acidente ocorrido em sua casa na Flórida, Estados Unidos. O apresentador tinha 60 anos. Ele sofreu uma queda acidental, de uma altura de cerca de quatro metros, quando fazia um reparo no ar-condicionado instalado em um sótão.

– O rabino Henry Sobel morreu aos 75 anos, em Miami, nos Estados Unidos, por complicações associadas a um câncer.

– O cineasta Fábio Barreto morreu aos 62 anos, no Rio de Janeiro, depois de ficar quase 10 anos em coma após um acidente de carro.

Confira aqui a retrospectiva de todo o ano de 2019.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax