Rio Acre está perto de chegar a cota de transbordamento
Em boletim extraordinário divulgado nesta terça-feira (07), pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil, indicam a possibilidade de transbordamento do rio Acre, na capital Rio Branco. Segundo o informativo, o rio pode ultrapassar a cota de inundação de 14 metros.
Pela última medição feita ao meio-dia (horário local), 14h (horário de Brasília), divulgada pelo corpo de Bombeiros, o Rio Acre já atingia 13 metros e 80 centímetros, na capital Rio Branco. A prefeitura informou que ainda não há desalojados, mas que foram preparados abrigos para 100 famílias, caso seja necessário.
Em Brasiléia, o nível do rio segue aumentando e está a apenas 40 centímetros da cota de transbordamento.
O assessor de imprensa do Corpo de Bombeiros, major Cláudio Falcão, afirma que as outras bacias do Acre também estão com nível elevado.
Na manhã desta quarta-feira (08), uma reunião extraordinária da Comissão Estadual de Gestão de Riscos Ambientais vai tratar da situação das cheias no Acre.
Durante o encontro, um meteorologista do Sipam – Sistema de Proteção da Amazônia – vai apresentar a previsão das cheias para os meses de janeiro, fevereiro e março de 2020.