Destaques

Dengue ameaça estados do Nordeste, Espírito Santo e Rio

Apoie o PlanetaOsasco

Espírito Santo, Rio de Janeiro e nove estados do Nordeste podem ser alvo de um surto de dengue a partir de março deste ano.

O alerta é do coordenador de Vigilância de Arbovirose do Ministério da Saúde, Rodrigo Saidí.

Em entrevista exclusiva à TV Brasil, o especialista explica que o período favorável ao aumento de casos da dengue no Brasil, que começou em novembro de 2019, vai até o próximo mês de maio, época de chuva.

Mas, segundo Rodrigo Saidí a dinâmica da transmissão da doença é que pode ocasionar o surto nessas regiões. Hoje há 4 sorotipos da dengue e quando ocorre alteração do padrão de circulação, também aumenta o número de transmissões.

Saidí afirma que 80% dos criadouros do mosquito estão dentro das residências.

Ele argumenta que é preciso que haja integração entre a ação do poder público e a mobilização da população. E o controle deve ser feito porque nesta época do ano o mosquito completa seu ciclo de reprodução em 10 dias.

O Brasil registrou mais de 1.544 casos de dengue no ano passado. Setecentos e oitenta e duas pessoas morreram em decorrência da doença. Um aumento de 488% em relação a 2018, ano considerado atípico pelo ministério.

Os dados de registro de zika ainda estão baixos no Brasil. Mesmo assim o alerta de cuidado para gestantes continua porque o vírus do Zika ainda está em circulação por todos os estados do país, menos no Acre. O Ministério da Saúde também descarta um surto da chikungunya, este ano, no Brasil.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax