Destaques

Witzel evita dar prazo para normalização da água no Rio

Apoie o PlanetaOsasco

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, evitou dar um novo prazo para a normalização da qualidade da água servida a cerca de 9 milhões de moradores da Região Metropolitana. No último dia 22, ele disse que a água, que está saindo das torneiras com gosto de terra, seria normalizada dentro de uma semana, prazo que se encerrou sem que o problema tenha sido solucionado.
Questionado, nesta quinta-feira (30), quando a água voltaria a ser normalizada, o governador não deu prazo e disse que perguntaria para os químicos que estão tratando do assunto. “Eu não sou químico, vou perguntar para eles. [Quem me deu o prazo] foi o químico, eu só reproduzi o que ele falou. [Sobre um novo prazo] vou perguntar para ele”, disse Witzel.
O governador negou intenção de demitir o presidente da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), Hélio Cabral, e elogiou o seu trabalho à frente da estatal, responsável pelo fornecimento de água da maior parte da população do estado.
“Nós assumimos o governo do estado com vários desafios na área do saneamento. Um deles é a universalização, que é o maior deles. Encontramos uma companhia com inúmeros problemas, não um, nem dois, nem três. A missão do Hélio é tornar a companhia eficiente para que o leilão [de privatização] de outubro seja atrativo. Ele iniciou um processo de organização. O nome dele foi escolhido pelo Conselho de Administração. O conselho tem avaliado positivamente todas as ações que foram realizadas. A Cedae não foi construída no dia 1º de janeiro de 2019”, disse Witzel.
As últimas ações para regularizar a qualidade da água foram o acréscimo de carvão ativado e de argila ionizada para combater a proliferação de bactérias e algas que produzem a geosmina, composto orgânico resultante da reprodução descontrolada desses organismos. A presença da geosmina seria a responsável pelo mau gosto na água distribuída pela Cedae.
Witzel falou com a imprensa durante a apresentação do plano Comunidade Cidade, no Palácio Guanabara, que prevê a reurbanização de comunidades, incluindo alargamento de ruas, saneamento urbano e construção de imóveis populares. A primeira comunidade a ser beneficiada será a Rocinha.
Edição: Fábio Massa

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
500


0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax