Destaques

Cedae retoma distribuição de água na Estação do Guandu

Apoie o PlanetaOsasco

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) retomou, por volta das 9h de hoje (4), a produção de água tratada na Estação de Tratamento de Águas do Guandu, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense. A interrupção do serviço foi anunciada no fim da tarde de ontem (3), após a companhia identificar a presença de grande volume de surfactantes (detergentes) na água bruta que chega à estação de tratamento. De acordo com a Cedae, “a reabertura das comportas do canal principal da estação ocorreu após técnicos da companhia constatarem que não há risco à operação”.
Com a interrupção, moradores de vários bairros das zonas norte e oeste da cidade não estavam recebendo água. A Cedae informou que, por motivos de segurança operacional, o abastecimento foi retomado de forma gradativa, mas que em alguns locais, como ruas em lugares altos, pode levar até 72 horas para se restabelecer completamente.
A Cedae reiterou, em nota, que “a qualidade da água não foi afetada”. “Isso porque, assim que foi identificada a presença de detergentes, a companhia acionou o protocolo de segurança e interrompeu a operação da estação, para não comprometer o tratamento”, diz o comunicado.
Ainda conforme a companhia, a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) foram informados do fato para iniciarem os respectivos procedimentos.
Hoje (4), no início da manhã, técnicos do Inea e agentes da Delegacia de Defesa de Serviços Delegados (DDSD) da Polícia Civil do Rio de Janeiro foram à Estação de Tratamento do Guandu para recolher amostras da água para avaliação da sua qualidade e da quantidade de detergentes. De acordo com a delegacia, dependendo do resultado das análises “poderá ser apurada eventual responsabilidade nas alterações das condições de consumo da água na região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro”.

A decisão de fechar ontem as comportas da entrada do canal principal da estação foi da Diretoria de Saneamento e Grande Produção da Cedae, para garantir a segurança hídrica das regiões atendidas pelo sistema Guandu, após a identificação, por meio de análise laboratorial, da presença de detergentes na água bruta que chega à Estação de Tratamento de Água do Guandu.
De acordo com a Cedae, o material foi arrastado pelas fortes chuvas registradas na região metropolitana do Rio de Janeiro desde a noite de domingo (2). Em nota divulgada após a decisão, a empresa garantiu a permanência de técnicos “monitorando a captação de água até que a concentração destas substâncias não represente risco à operação da estação”.
A Agenersa disse que desde o início da noite de ontem (3), quando foi comunicada, acompanha os procedimentos da Cedae, conforme determina o Manual de Procedimento Operacional na Comunicação de Acidentes/Incidentes Relacionados aos Sistemas de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário da Cedae.
A agência reguladora informou que ficou sabendo da interrupção por meio de informes dos técnicos da companhia, e que tão logo recebeu os comunicados, determinou que a Cedae avisasse, imediatamente, à população os motivos que levaram ao fechamento das comportas. “A Cedae teve ainda que notificar autoridades envolvidas e os prefeitos dos municípios da área de atuação, sobre provável desabastecimento”.
Segundo a agência, por se tratar de detecção da presença de detergentes na água bruta, o Inea é o órgão que está investigando a origem da alta concentração do produto na captação da ETA Guandu, que é responsável por aproximadamente 80% do abastecimento da região metropolitana.
* Matéria alterada às 12h35 para acrescentar informações

Edição: Fernando Fraga

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax