Docas do Rio é orientada pela Anvisa sobre coronavírus
A Companhia Docas, que administra os Portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis, recebeu orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, sobre os procedimentos a serem adotados diante da transmissão do novo coronavírus.
A concessionária informou que as ações preventivas são executadas conforme os protocolos estabelecidos pela Anvisa e ressaltou que não há qualquer suspeita de contaminação nos portos administrados pela companhia.
A autoridade portuária explicou que um navio só atraca quando todos os órgãos responsáveis concedem autorização por meio do sistema Porto Sem Papel, do Governo Federal. A companhia ressaltou que o sistema impôs a obrigatoriedade de informar se as embarcações estiveram na China nos 30 dias anteriores a chegada aos portos brasileiros.
Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), já são mais de 24 mil casos confirmados do coronavírus no mundo, mais de 99% deles concentrados na China.
No país asiático, foram registradas 490 mortes. Outros dois óbitos foram nas Filipinas e em Hong Kong. Já há casos da doença espalhados por outros 27 países.
O Brasil investiga 13 casos suspeitos de infecção por coronavírus.