Litorina volta a passear pelos trilhos de Porto Velho
Depois de mais de um mês sem funcionar por causa de problemas mecânicos, a tradicional litorina, que fazia o percurso turístico na Estrada de Santo Antônio, na capital rondoniense, será revitalizada e voltará a transportar passageiros.
A recuperação da locomotiva vai acontecer graças a uma parceria entre a Prefeitura de Porto Velho, a Fundação Cultural e uma empresa privada especializada em automóveis.
Serão feitos reparos no sistema elétrico, pintura, além de troca de peças e implantação de ar-condicionado. Também está prevista uma extensão de quatro quilômetros na linha férrea, que hoje possui 2,3 quilômetros, saindo da Igreja de Santo Antônio, sentido Vila Candelária.
Segundo o vice-presidente da Associação dos Ferroviários de Rondônia, George Teles, a revitalização da litorina é muito importante para o estado porque promove o turismo na região e resgata um dos principais cartões-postais da capital Porto Velho.
Ainda de acordo com Teles, a previsão é que as obras na locomotiva fiquem prontas em 90 dias. O custo total das reformas será de aproximadamente R$ 150 mil aos cofres públicos.
O trem, que tem capacidade para 14 passageiros, fará um novo trajeto partindo do Museu Marechal Rondon indo até a Vila Candelária.