Destaques

Sambódromo do Rio é liberado para desfiles pela Justiça

Apoie o PlanetaOsasco

A quatro dias do início dos desfiles no Sambódromo do Rio, ponto alto do carnaval carioca, a Justiça considerou que a Passarela do Samba reúne as condições de segurança necessárias para os desfiles das escolas de samba.

No entanto, deixou claro que a liberação definitiva para a apresentação das escolas de samba ainda depende de uma vistoria final do Corpo de Bombeiros, marcada para esta quinta-feira.

Em audiência especial, realizada nesta segunda-feira (17), na 1 ª Vara de Fazenda Pública do Rio, o Corpo de Bombeiros alegou que todas as exigências foram cumpridas, mas está pendente a instalação de estruturas provisórias, como extintores de incêndios e placas de sinalização.

Segundo a corporação, esses equipamentos ainda não foram instalados devido ao risco de furto.

A audiência contou com a participação do Ministério Público; da Liesa, a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio, e da Riotur, empresa de turismo do municipio.

O presidente da Riotur, Marcelo Alves, ressaltou que foram cumpridas todas as solicitações feitas nos autos do processo da Justiça, para melhorias no Sambódromo.

O presidente da Liga, Jorge Castanheira, disse que passado o Carnaval outras adaptações ainda serão feitas na Marquês de Sapucaí para o ano seguinte.

Em 2019, dias antes dos desfiles, o MPdo Rio de Janiro ajuizou ação civil pública contra a Prefeitura, requerendo a interdição do Sambódromo por falta de um laudo do Corpo de Bombeiros.

O documento foi emitido após vistoria realizada no dia dos desfiles do Grupo A e a Justiça acabou liberando o espaço horas antes da apresentação das primeiras escolas.

Para este ano, obras de recuperação estrutural e de melhoria da iluminação foram demandadas pelo MP e pelo Corpo de Bombeiros. Os trabalhos começaram em novembro, orçados em R$ 8,1 milhões, com recursos do Ministério do Turismo.

Por causa das obras, os ensaios técnicos da escolas no Sambódromo não puderam ser feitos este ano.

No domingo (16) , no entanto, a Prefeitura conseguiu na Justiça a liberação da Marquês de Sapucaí para teste de luz, som e a tradicional lavagem da passarela por baianas de todas as escolas. Sob chuva forte, a campeã do ano passado, a Mangueira, fez o teste do Sambódromo carioca, com as arquibancadas lotadas.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax