Inflação medida pela FGV cai na terceira semana de fevereiro
A inflação medida pelo IPC-S, o Índice de Preços ao Consumidor Semanal, variou 0,17% na terceira semana de fevereiro, bem abaixo da taxa de 0,36% registrada na semana anterior. Segundo os dados divulgados nesta quinta-feira pela Fundação Getulio Vargas, nesta apuração, sete das oito classes de despesa que compõem o índice registraram queda em suas taxas de variação.
A maior contribuição partiu do grupo Educação, Leitura e Recreação, que passou de 1,63% para 0,69%. O recuo foi influenciado pela forte queda nos preços das passagens aéreas, de 4,42% para -0,88%.
Os outros grupos que apresentaram taxas menores na terceira semana de fevereiro foram Transportes, Habitação, Despesas Diversas, Alimentação, Saúde e Cuidados Pessoais e Comunicação.
As principais influências vieram dos itens gasolina, tarifa de eletricidade residencial, serviços bancários, hortaliças e legumes, artigos de higiene e cuidado pessoal e mensalidade para tv por assinatura.
Apenas o grupo Vestuário apresentou avanço em sua taxa de variação, ao passar de -017% para 0,22%, A alta foi influenciada pelo aumento nos preços das roupas, de -0,26% para 0,19%.
De acordo com a Fundação Getulio Vargas, a inflação na terceira semana de fevereiro caiu em todas as capitais pesquisadas: Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo.