Estados amazônicos se mobilizam para garantir que a população fique em casa
O esforço dos governos dos estados da Amazônia é garantir que a população cumpra as orientações de evitar aglomerações, uma das medidas para impedir que o vírus se espalhe.
No Maranhão, equipes do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal de São Luís realizaram uma ação nesse domingo para dispersar pessoas que ainda frequentam as praias da capital e informar sobre o risco de contaminação ao sair de casa.
A Polícia Civil do Acre está realizando, em Rio Branco, a operação “Todos em Casa” para conscientizar a população da importância da quarentena, além de fiscalizar a proibição de aglomeração de pessoas em bares, lanchonetes, restaurantes e outros. As equipes policiais irão percorrer todos os bairros da capital.
Em Mato Grosso, a Polícia Militar vem desenvolvendo ações em apoio aos órgãos de fiscalização – como o Procon e a Vigilância Sanitária – que realizam operações para verificar o cumprimento das medidas restritivas adotadas como forma de prevenir a propagação do novo coronavírus.
De acordo com informações do governo estadual, policiais irão fiscalizar o funcionamento de bares, restaurantes, hotéis, igrejas, lojas, centros comerciais e outros estabelecimentos em todos os municípios e distritos.
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, a Polícia Militar e a Fundação de Vigilância em Saúde também estão fazendo um esforço para dar cumprimento ao decreto estadual que regula o funcionamento desses estabelecimentos. Ações semelhantes estão sendo realizadas nos municípios do interior do Estado.
E para garantir que a população siga a recomendação para conter o avanço de Covid-19, o Detran do Pará está percorrendo várias ruas com um alerta sonoro, orientando a população a ficar em casa.
A Operação Patrulha, como é chamada, ocorre de forma integrada com vários órgãos de segurança pública e prioriza pontos onde há concentração de pessoas e veículos, levando orientações de enfrentamento à pandemia.