Destaques

Vacina vai além da criação de anticorpos, diz especialista

Apoie o PlanetaOsasco

A primeira vacina usada no mundo foi desenvolvida para proteger as pessoas contra a varíola no século XVII. Na época da descoberta, muita gente duvidou, teve medo, não quis ser imunizada contra a doença. O tempo mostrou que a vacinação dava certo, mesmo que tivesse que ser repetida.

Já no século XX, o avanço na ciência permitiu a produção de vacinas com vírus inativos que evitaram que milhares de crianças fossem vítimas da poliomielite e de tantas outras doenças.// Mas, agora, em pleno século XXI, as autoridades em saúde tem identificado que os brasileiros já não se vacinam como antes.

Existe até um movimento anti-vacinas, apesar das imunizações terem comprovação científica. A imunologista Ana Maria Caetano de Faria, da Sociedade Brasileira de Imunologia, esclarece algumas dúvidas, começando pelo que é uma vacina.

A médica que também é professora da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora, explica que a vacina vai além da criação de anticorpos. Ana destaca ainda que a produção de uma vacina passa por um longo e cuidadoso processo de pesquisa.
Na última segunda-feira, teve início a campanha da vacinação contra H1N1. Ao contrário de outras vacinas, nesse caso, é preciso repetir a imunização todos os anos como explica a doutora Ana Caetano.
Em meio à pandemia do novo coronavírus, há uma expectativa para a criação de uma vacina que possa proteger as pessoas do Covid-19. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a vacina contra o SARS-Cov 2 deve demorar um ano e meio para ficar pronta.
O Ministério da Saúde antecipou a vacinação contra os vírus mais comuns da gripe por causa da circulação do novo coronavírus no país. Apesar de não ser eficaz contra esse vírus, vai ajudar a reduzir a procura por serviços de saúde e auxiliar os profissionais na hora do diagnóstico já que os sintomas são parecidos.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax