Primeiro caso de indígena com Covid-19 é confirmado no país
O Brasil registrou o primeiro caso da Covid-19 em indígena.
O caso foi confirmado nesta quarta-feira (1º), pela Sesai – a Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde.
Trata-se de uma mulher da etnia Kocama, de 20 anos, que vive no sudoeste amazonense.
Ela é agente indígena de saúde, no município de Santo Antônio do Içá, área do Distrito Sanitário Especial Indígena Alto Rio Solimões.
Segundo a Sesai, até o momento a paciente não apresenta sintomas da infecção. Os familiares também estão em isolamento.
Conforme a Secretaria de Saúde, as pessoas que tiveram contato com a indígena já estão sob atenção. Foram feitos sete testes para o coronavírus e enviados ao Laboratório Central em Manaus por avião.
A agente indígena de saúde é uma das pessoas que tiveram contato com um médico diagnosticado com a doença após retornar de férias.
De acordo com a Sesai, desde o dia 25 de março, o médico e todas as 27 pessoas contactadas por ele, estão em isolamento e sendo assistidos por uma Equipe Multidisciplinar de Saúde.
Doze pacientes indígenas e 15 integrantes da equipe do médico também foram submetidos a exames e apenas a Agente Indígena de Saúde testou positivo para o Coronavírus.
A Secretaria de Saúde indígena afirmou que intensificou as ações de vigilância das síndromes gripais e de síndromes respiratórias agudas graves na região.