Destaques

Município paulista inicia testagem de covid-19 em domicílio

Apoie o PlanetaOsasco

A prefeitura de São Caetano do Sul começa hoje (6) o programa de testagem domiciliar para detectar covid-19, aberto exclusivamente aos moradores com sintomas de gripe (como febre, tosse, coriza e outros). A prefeitura informou que a rede municipal tem 4 mil kits de testes para o programa.
O cidadão deverá registrar seus dados pessoais e informar os sintomas, a qualquer hora, no hotsite ou pelo Disque Coronavírus (0800 774 4002), que funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h.
“Assim temos uma intervenção mais rápida, com diagnóstico precoce, e isolamos o morador com síndrome gripal – que pode ser um indicativo de covid-19 -, diminuindo a exposição dele a outras pessoas e dos profissionais de Saúde aos riscos de transmissão do vírus”, afirmou o prefeito José Auricchio Júnior.
A iniciativa resulta de parceria com o curso de medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e o Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (USP). A General Motors do Brasil emprestou 18 carros para utilização no programa.
“É uma estratégia de contenção da epidemia, baseada em princípios exitosos na Coreia do Sul e no Canadá, e que segue os parâmetros da OMS [Organização Mundial da Saúde]”, disse o professor do curso de medicina da USCS e infectologista da rede municipal de saúde, Fábio Leal.

Após avaliação do cadastro realizado pelo cidadão, alunos do 5º e do 6º ano do curso de medicina da USCS ligarão para o morador em até 24h para complementar as informações. Depois deste atendimento, os profissionais vão decidir se o paciente será monitorado ou se já será enviada equipe para entregar o kit de testagem em sua casa.
Antes da entrega do kit, o morador receberá um vídeo explicativo para realizar a autocoleta, que consiste na retirada de secreções das narinas e da garganta com dois cotonetes.
A visita para entrega dos materiais será realizada por aluno e agente do Programa Saúde da Família, ambos devidamente identificados e com equipamentos de proteção individual. De acordo com a prefeitura, o material coletado será enviado para o Instituto de Medicina Tropical da USP, e o resultado estará disponível em até 48 horas.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax