Destaques

MPF no Mato Grosso pede que indígenas permaneçam em casa

Apoie o PlanetaOsasco

Procuradores da República em Mato Grosso fizeram um apelo, por meio de um vídeo, onde pedem – em 14 línguas indígenas diferentes – que os índios fiquem em casa. O pedido é reforçado pelo procurador responsável por Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do Ministério Público Federal em Mato Grosso, Ricardo Pael, que destaca no vídeo a importância do isolamento social também entre os índios.

Doenças respiratórias já são as maiores causadoras de mortes indígenas, como explica o antropólogo Luis Ventura, membro do Conselho Indigenista Missionário no Amazonas; por isso, a  chegada do coronavírus preocupa muito.

“As doenças respiratórias já estão entre as que mais causam mortes em povos indígenas. E o coronavírus, que se trata de um vírus desconhecido ainda, poderia realmente causar uma maior incidência e impacto negativo entre as populações indígenas”. 

A distância de muitas comunidades dos centros urbanos com capacidade de atendimento em saúde é também outra preocupação, segundo a virologista Deusilene Vieira, pesquisadora da Fiocruz em Rondônia

“Às vezes essas aldeias são muito distantes da cidade, o acesso é fluvial, e isso dificulta o atendimento pela equipe de saúde ou a identificação dos primeiros casos”. 

Segundo a Sesai – Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, dados registrados até terça-feira apontam 17 casos confirmados de coronavirus entre indígenas e três mortes.

Para tentar atender a demanda dessas populações tradicionais, a Sesai publicou portaria na última segunda-feira (13), em que determina a instituição de Equipe de Resposta Rápida, no âmbito dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas, para enfrentamento da pandemia de Covid-19.

Cada Dsei deve receber uma equipe emergencial para atuar por três meses. Cada grupo terá um médico, dois enfermeiros e quatro técnicos de enfermagem. A contratação se dará por processo seletivo ou convocação de cadastro reserva de concursos já realizados.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax