Destaques

Câmara aprova texto base de MP que altera regras trabalhistas

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o texto base que teve origem na Medida Provisória 927, no qual prevê, entre outras medidas, o teletrabalho, a antecipação de férias e feriados e a concessão de férias coletivas durante a pandemia da Covid-19. Foram 332 votos a favor e 132 contrários. O texto ainda precisa ser analisado pelo Senado.

A MP ainda permite a criação de um banco de horas, a ser pago pelo empregado em até 18 meses após o fim do estado de calamidade pública. A Medida também estabelece que acordos individuais valem mais que acordos coletivos e leis, respeitando apenas as disposições constitucionais. O projeto sofreu resistência de todos os partidos da oposição, por considerarem que MP retira direitos dos trabalhadores, como destacou pela liderança do PCdoB, o deputado Daniel Almeida, da Bahia.

O texto, porém, teve apoio da maioria dos partidos. Pela liderança do DEM, o deputado Kim Kataguíri, de São Paulo, defendeu a medida. A Medida Provisória ainda adia o recolhimento do FGTS, pelos empregadores, dos meses de março, abril e maio. Esses valores devem ser pagos em até seis parcelas a partir de julho. O texto também retira, durante a pandemia, a obrigação de exames médicos ocupacionais, com exceção dos exames demissionais.

Entre outras mudanças, o projeto ainda permite a ampliação da jornada de trabalho de profissionais de saúde ou a suspensão de férias, desses trabalhadores e das demais categorias consideradas essenciais na pandemia.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax