As manchetes de hoje, 09/03, tratam basicamente sobre o termo ‘panelaço’, das falas fortes bradadas de varandas e do aconchego do protesto nas regiões nobres das capitais. Seria essa escolha de temas –oferecido em diferentes versões- tanto pela grande mídia, quanto pelos blogs progressistas, uma articulação política de alto nível?
O fato é que, a levar em consideração as manchetes depois da fala de Dilma Rousseff, quase todos os veículos trouxeram estampados a questão do panelaço, algo sequer notado nas periferias das capitais.
A militância política repercutiu esse tema como se fosse um campo de batalha que definisse algo. De um lado quem acreditava que o panelaço é uma prévia para o dia 15 de março. Para outros, de que xingar uma mulher –no dia das mulheres- em uma varanda confortável é inaceitável. Entre tantas outras versões…
Infelizmente, ao que tudo indica, independente das versões, o objetivo foi alcançado; Fazer todos eles, militantes de tantos lugares, comentarem sobre um tema que mina o pronunciamento oficial, servindo de munição para uma oposição amparada pela grande mídia.
Atiçados, reagem sem coordenação.
Gabriel Martiniano é jornalista, responsável editorial pelo portal Planetaosasco.com.