O que comemorar no 1º de maio?
Dia Internacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras, surgiu de uma manifestação na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, onde os trabalhadores reivindicavam uma jornada de 8 horas diárias. Foram dias de muitas lutas, isso em 1886!
Após essas manifestações, outros atos se espalharam pelo mundo e em vários lugares, esses atos foram repreendidos violentamente pela polícia, causando a morte de vários trabalhadores. Para lembrar essa data, em reunião da Internacional Socialista, que aconteceu em 1889, decidiu-se que essa data seria de luta, para lembrar as lutas sindicais e as mortes.
No Brasil em 1925, a classe operária organizada, levou o então presidente Artur Bernardes a decretar o dia 01 de maio, feriado nacional. Em 1943, foi promulgada a CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas e muitas outras conquistas para os trabalhadores foram feitas com muita luta!.
Atualmente o dia 01 de maio é, para alguns, um feriado!. Mas o significado desta data é para ser um dia de luta, de debate e de reflexão. Principalmente nos dias atuais!. O recente projeto que regulamenta a terceirização foi aprovado pela Câmara dos Deputados, uma derrota!.
Os trabalhadores estão sendo demitidos, o comércio está diminuindo as vendas e quem perde com isso são os empresários e trabalhadores. As investigações da operação Lava Jato estão paralisando várias empresas e empreendimentos, isso vai causar mais demissões.
Toda e qualquer corrupção tem que ser combatida, punida e se houver quem de fato tenha culpa, que seja punido na forma da lei. O que não pode acontecer é a paralisação de grandes obras da Petrobrás, obras do PAC e várias outras.
Reflita trabalhador e patrão, quem é que está de fato criando essa confusão toda!.
Viva a luta dos trabalhadores e trabalhadoras, que com garra e determinação, constroem suas histórias!.
Valdir Fernandes, conhecido por Tafarel, é Diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Diretor CUT/SP, Coordenador da Sub-sede CUT de Osasco, membro do PT Macro Osasco. Contatos.: [email protected]