Há 19 anos explodia o Osasco Plaza Shopping
A explosão do Osasco Plaza Shopping, no centro de Osasco, aconteceu numa tarde do dia 11 de junho de 1996, véspera do dia dos namorados.
Quarenta e duas pessoas morreram e cerca de trezentos feridos foram levados para hospitais de toda a região. Para muitas famílias, o calvário apenas começaria. Quase duas décadas depois, algumas das vítimas não se recuperaram, acamados ou com danos físicos e psicológicos que não se apagaram com o tempo.
O acidente aconteceu devido ao acumulo de gás metano no subsolo do prédio, nos arredores da Praça de Alimentação. A explosão foi extremamente forte, destruindo imediatamente cerca de 40 lojas; deflagrou também quedas de partes da estrutura exterior e replicações em outros pontos do Shopping.
Uma longa batalha judicial entre a administradora e a construtora do edifício gerou ainda mais danos às famílias. Posteriormente, a Administradora do Shopping afirmou ter pago 25 milhões de reais em indenizações, ainda assim, não admitiu culpa pela ocorrido, sugerindo que a responsabilidade fosse da ULTRAGAS (provedora do gás para a praça de alimentação).
Quase uma dezena de pessoas permanecem com gravíssimas sequelas do acidente, seja pela perda de membros ou redução em suas capacidades motoras. Cinco pessoas foram condenadas, com a absolvição de quatro delas anos depois.
M.M.