O coletivo que conquistou manchetes nacionais
Quando uma idealização se torna realidade, grupos de pessoas ajudam a moldar o futuro de uma cidade, estado ou mesmo da nação. Como exemplo de sucesso, o caso da ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais, hoje, o maior portal do mundo sobre o tema.
Idealizada pela jornalista Silvana Andrade, a ANDA informa para transformar. Diariamente os textos atingem centenas de milhares de pessoas, inclusive sendo replicados na grande mídia com constância ou servindo de pauta.
A agência é uma referência suficiente para ser classificada como o maior caso de sucesso de um grupo de pessoas engajadas em prol de um ideal comum na internet brasileira. É, portanto, formadora de opinião e molda valores mesmo numa sociedade conturbada. Um oásis para quem deseja acompanhar com maior profundidade a causa animal.
A ANDA difunde na mídia os valores de uma nova cultura, mais ética, mais justa e preocupada com a defesa e a garantia dos direitos animais. É o primeiro portal jornalístico do mundo voltado exclusivamente a fatos e informações do universo animal.
É também, um importante canal estabelecido com jornalistas de todas as mídias e coloca em pauta assuntos que até então não tiveram o merecido espaço ou foram mal debatidos na grande imprensa.
O caso em questão é uma prova da capacidade que grupos de pessoas, com um objetivo e muita disciplina, podem trazer benefícios a toda a sociedade. Seja nas ruas, seja na internet.
O principal parceiro do PlanetaOsasco, CMIO (Coletivo de Mídia Independente de Osasco), reconheceu na ANDA um exemplo para seguir. Osasco, em breve, poderá estar em um novo nível de jornalismo -ético- e distante das propagandas de governos que sempre lutaram para melhorar a própria imagem.
O futuro de Osasco depende das ações de sua população e, principalmente, de seu nível de engajamento em ações sólidas, disciplinadas e éticas. Uma nova cidade se faz agora.
Redação PlanetaOsasco.com