ManchetesOpinião

Há exatos 107 anos, Dimitri Sensaud colocava Osasco na história

O inventor Dimitri Sensaud de Lavaud, nascido em Valladolid, Espanha, em 1882, veio para a Vila Osasco (então parte do município de São Paulo) depois de obter a cidadania brasileira no final do Século 19.

Filho de um Barão, Dimitri possuía os recursos e a disposição para ser, ao mesmo tempo, um engenheiro, inventor e aviador. De ascendência francesa, ele foi responsável por projetar e desenvolver o primeiro -e genuinamente- avião brasileiro.

Segundo historiadores, Dimitri foi um prolífico inventor que registrou, ao menos, 1000 patentes industriais, incluindo inovações automobilísticas e da própria aviação. Teria sido o inventor do câmbio automático, popular nos carros de hoje.

Seu voo, acompanhado de testemunhas e da imprensa da época, foi registrado apenas em textos da época. Poucas imagens sobraram daquilo que foi uma decolagem suave e um pouso complicado.

Curiosidade;

O ‘avião’ (batizado de Aeroplano São Paulo) usou o declive da rua João Batista (e arredores) para ganhar mais velocidade e poder decolar. Chegou a uma altura de 3 a 4 metros do chão, percorrendo cerca de 105 metros em 6 segundos e 18 décimos.

Atualmente existe uma réplica do aeroplano na cidade de São Carlos, no Museu da TAM (fechado para o público desde o final de 2016).

Muitos moradores de Osasco desconhecem a façanha que -sem nenhuma dúvida- projetou o nome da Vila Osasco para o mundo todo. O Aeroplano São Paulo teria feito o primeiro voo do Hemisfério Sul, sendo que o primeiro voo da história também foi realizado por um brasileiro, em Paris, por Santos Dumont.

Por Gabriel Martiniano – editor do PlanetaOsasco.com

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Gabriel Martiniano

Jornalista profissional, fundador da Ticketbras e cidadão de Osasco

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax