Manchetes

Mentiras sobre vacinas são espalhadas na Internet

Levantamento mostra que 7 em cada 10 brasileiros já acreditaram em informações parcialmente ou totalmente falsas que receberam pelas redes sociais sobre imunizações. Entre as mentiras, figuram coisas como: vacinas causam autismo, imunização contra a gripe provoca buraco no braço, MPF proibiu vacina contra o HPV. Nada disso é real.

É o que revela o estudo “As Fake News estão nos deixando doentes?”, feito pela rede social Avaaz, em parceria com a Sociedade Brasileira de Imunizações. O levantamento foi realizado com 2.000 pessoas em todo o Brasil.

Casos como de Aurélio, motorista de SP, que demonstrou ter dúvidas quando recebe notícias nas redes sociais sobre as vacinas, mas garante que procura a informação correta. Aurélio nunca deixou de vacinar a filha Yasmin, de 4 anos.

Apesar de grande parte dos brasileiros acreditar nas notícias falsas sobre vacinas, a maioria nunca deixou de se imunizar ou de proteger uma criança sob seus cuidados: 87%. Mas, 13% ficaram sem proteção, ou seja, 21 milhões de pessoas. Apenas em Osasco, esse número poderia chegar a 20.000 crianças e jovens.

Esses não vacinados justificaram a escolha porque não acharam a vacina necessária, por medo dos efeitos colaterais graves após a dose, receio de contrair a doença que estava tentando prevenir com a vacina. Também por causa das notícias, histórias ou alertas online ou devido a informações de líderes religiosos.

A vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Isabella Ballalai, explica que a origem das informações falsas sobre vacinas é de fora do Brasil.

A pesquisa sobre fake news e vacinas também revelou que a maioria fica informada sobre as imunizações pela televisão, rádio, jornais e site de notícias.

Nunca deixe de vacinar!

Com informações da EBC, CMIO e PO.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Gabriel Martiniano

Jornalista profissional, fundador da Ticketbras e cidadão de Osasco

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax