Manchetes

Barueri ultrapassa Osasco em renda, receita, saúde, educação, IDH e mais…

Osasco caminha lentamente para ser superada por Barueri em quase todos os principais indicadores sociais e econômicos; mesmo com impostos maiores (IPTU e ISS) para os osasquenses.

Com população de 700mil habitantes, Osasco já perde para Barueri (280mil hab.) no panorama geral das cidades¹, um levantamento que escolhe critérios de comparação entre municípios. Com esse modelo de gestão, lamentavelmente fica claro que o IPTU deverá aumentar substancialmente nos próximos anos, diferentemente de Barueri.

PIB per capita em Barueri é R$75.000,00 maior

A cidade fundada por Antônio Agú é 2.5x maior em população que a cidade de Rubens Furlan, Osasco também é mais próxima da capital paulista, possuindo acesso a diversas rodovias e interligações, duas linhas de trem, e ainda assim a realidade é que está patinando.

É em Barueri que o planejamento urbano de longa data mostra resultados perenes. Como comparação, nossos vizinhos baruerienses vão melhor em IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), em receitas totais, são superavitários, a saúde e a educação são melhor avaliadas, bem como a geração de empregos é tão grande que Barueri emprega o equivalente a 111,9% de sua população.

Se fosse um país…

Sim, se Barueri fosse um país precisaria contar com a força de trabalho de imigrantes para preencher seus postos de trabalho. Em comparação com Osasco, que emprega apenas 25,8% de seus habitantes. Se Osasco fosse um país, dependeria da mão de obra menos qualificada e com apenas um quarto da cidade empregada, e incríveis 74% de desempregados.

O salário médio do trabalhador formal também é substancialmente inferior em Osasco, sendo em média R$910,00 menor que de um trabalhador formal em Barueri. Não é à toa que até ex-prefeitos de Osasco escolheram Barueri como lar.

Mesmo com população 2.5x maior, Osasco patina em quase todos os indicadores relevantes

Quando o quesito é saúde uma verdadeira goleada aparece. Barueri possui 1 unidade de saúde para cada 7.000 habitantes; em Osasco esse número é de 1 unidade de saúde para cada 12.500. A mortalidade também é preocupante: a cada 1.000 bebês que nascem em Osasco, 10 não sobrevivem, em Barueri esse número cai para 7 mortes.

Em outros critérios, novamente uma goleada.

Cerca de 96% dos imóveis de Barueri possuem esgotamento sanitário, em Osasco o número cai para aproximadamente 90%. O único empate, por assim dizer, seria em extensão territorial, ambos muito semelhantes.

Osasco na 2ª posição é pouco

Osasco supera Barueri em um critério chamativo: em todo o país só existem 18 cidades mais ricas que Osasco, incluindo capitais. Para Barueri, são 27 cidades à frente. É nesse critério que a prefeitura de Osasco se apega para informar a população sobre como Osasco é grande, sendo a 2ª mais rica do estado.

Nesse critério, porém, há algo falseado: ignora fatores como tamanho da população e desigualdade, má administração das demais cidades que caíram no ranking; e principalmente a queda substancial durante a pandemia na arrecadação de Guarulhos (Aeroporto de Guarulhos), diminuição da atividade econômica de Campinas (Viracopos). Também, a alteração de regras do ISS, hiperexposição ao setor de serviços, entre vários outros.

Barueri vai muito melhor no conjunto da obra, é mais resiliente e mais organizada, com economia diversificada e não apenas dependente da área de serviços. Osasco, no entanto, a cada década ganha mais características de “cidade dormitório” de classe média.

Qual a mágica?

Como principal ferramenta de indução de desenvolvimento, Barueri optou por estabelecer regras claras do uso do solo, com áreas bem definidas; tanto é assim que vereadores não conseguiram pressionar por alteração de zoneamento, mantendo forte o plano diretor.

Parque Público em Barueri – Qualidade de vida e empregos com boa remuneração na própria cidade

Já em Osasco, foi comum o apego de vereadores e secretários, até de prefeitos, em alterar o zoneamento urbano de acordo com interesses de construtoras e incorporadoras. Notem, é em Presidente Altino que a contragosto dos moradores se permitiu a construção de dezenas de torres sem sequer verificar a capacidade das anilhas que escoam a chuva. Resultado: agora alaga.

Outro absurdo que se nota em Osasco é o fato que áreas adequadas para indústrias, empresas logísticas, datacenters e outras atividades foram simplesmente transformadas em torres de apartamento. Talvez o IPTU alto seja a forma de contornar a falta de planejamento. Essas mudanças de zoneamento são claramente um tipo de corrupção, se não por valores financeiros, pela falta de valores éticos.

¹utilizei dados oficiais (IBGE 2010, 2017, 2020, 2023) para estabelecimento de um panorama entre os dois municípios, com observações de campo e estudos adicionais.

IMG1 DIVULG COPR PMB | IMG2 ESTADO MOB

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Gabriel Martiniano

Jornalista profissional, fundador da Ticketbras e cidadão de Osasco

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo