Observatório

Confira a operação dos transportes metropolitanos no aniversário da cidade de São Paulo

Na próxima quinta-feira (25), data em que a capital paulista completa 470 anos de fundação, as empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão mudanças na oferta de viagens, de acordo com a previsão de demanda menor por conta do feriado municipal. Ainda assim, a operação será monitorada e, se houver necessidade, mais trens serão colocados nas linhas e mais ônibus nas ruas.

Transporte sobre trilhos
No dia 25, as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô vão operar com frota de feriado entre 4h40 e meia noite. A operação será monitorada ininterruptamente e as equipes estarão preparadas para disponibilizar mais trens, de acordo com a demanda. O número de colaboradores será reforçado em estações que atenderão às festividades como São Bento, Carandiru e Tietê da Linha 1-Azul e Anhangabaú da Linha 3-Vermelha.

Já as linhas da CPTM – 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade –, operarão com intervalos equivalentes aos de sábado. O Centro de Controle Operacional (CCO) vai monitorar o movimento nas linhas e, se necessário, ofertar mais viagens. É importante lembrar que o trecho entre as estações Brás e Tatuapé está interditado para obras de instalação de novos Aparelhos de Mudança de Via (AMV). Os passageiros têm como opção as linhas 11-Coral da CPTM e 3-Vermelha do Metrô, que também passam pelas estações Brás e Tatuapé. Na sexta-feira (26), no sábado (27) e no domingo (28), as programações serão as habituais.

Ônibus intermunicipais
Por conta do feriado municipal na quinta-feira (25), as linhas metropolitanas com destino à capital realizarão a programação de sábado. Na sexta-feira, a oferta de viagens será a habitual para um dia útil. A operação será acompanhada pela fiscalização para eventuais ajustes em caso de necessidade. Confira horários e itinerários no site www.emtu.sp.gov.br.

Bilhetes
Para viajar, os passageiros podem comprar seu bilhete digital QR CODE para uso nos trilhos via Whatsapp no 11 3888-2200, aplicativo TOP – disponível para download nas plataformas Google Play ou Apple Store, ATMs distribuídas por todas as estações do Metrô e da CPTM e em mais de 8 mil pontos de venda na capital e região metropolitana. Nestes pontos a compra pode ser realizada com cédulas. Todos os processos são simples e rápidos, mesmo para quem não tem familiaridade com as novas tecnologias. A lista completa dos pontos de venda está disponível para consulta no www.boradetop.com.br

Bikes
Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade. As bicicletas devem ser de tamanho convencional e, caso sejam elétricas, de dimensões semelhantes aos das convencionais. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.

Passeios com os pets
Quem quiser aproveitar o feriado na capital paulista para passear com seu pet pode seguir viagem nos trens da CPTM e do Metrô e nos ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU. Para isso, conforme lei estadual, os animais devem pesar no máximo 10 kg, não podem ser ferozes e devem estar em caixa apropriada. Mais informações podem ser obtidas nos sites das empresas.

Conteúdo Oficial – Gov SP

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax