Legislativo

Músico osasquense, Coruja BC1, é homenageado na Câmara de Osasco

Por Ana Rodrigues. Fotos: Ricardo Migliorini.

“Gostaria de agradecer a João Cândido, o Almirante Negro, líder da Revolta da Chibata, pela luta. De certa forma, nós somos uma continuação dessa luta”. Assim começou o agradecimento de Gustavo Vinícius Gomes de Sousa, conhecido Coruja BC1, o primeiro homenageado pela Câmara Municipal de Osasco com o Diploma João Cândido Almirante Negro.

“Laroye, Exu. Assim eu começo meu agradecimento nesta noite de 5 de abril de 2024, saudando o orixá mensageiro que me conecta ao sagrado e à minha ancestralidade”, completou ele, após uma pausa para um longo suspiro.

A Sessão Solene para a entrega do Diploma foi realizada na última sexta-feira (5) e reuniu amigos e fãs do artista osasquense, que desponta como uma das vozes mais potentes do rap nacional na atualidade.

Para o vereador Emerson Osasco (REDE), propositor da homenagem, ter Coruja como o primeiro a receber a honraria Diploma João Cândido Almirante Negro é representativo e ficará marcado na história. “Jovem, negro, da periferia de Osasco, sendo homenageado nesta Casa”, afirmou o vereador antes do início da solenidade.

“É muito representativo todo o trabalho que o Coruja tem feito. E ele não tem noção do que já fez de transformação na vida das pessoas. Muitos dos nossos não se deram conta ainda de que só somos reconhecidos depois de mortos, e estar aqui recebendo essa homenagem é um ato revolucionário”, ressaltou o parlamentar, emocionado por homenagear o jovem artista.

A emoção também marcou as falas de todos que homenagearam Coruja. Representando o fã clube Família Coruja BC1, Dóris Lupianez não escondia o nervosismo de compartilhar o mesmo espaço com o ídolo.

“A existência dele é importante na vida de muitos jovens como eu. A forma como ele desenvolve e constrói as letras estimulam o pensamento crítico dos jovens periféricos. Ele não é conhecido só aqui, é reconhecido em todo o lugar e isso faz com que as pessoas busquem conhecer o lugar de origem desse artista incrível”, declarou Dóris.

Amigo do músico, Sérgio Paulo Ferreira falou sobre a importância das referências para os jovens e de como Coruja é uma boa referência.

“Em um país como o nosso, é muito importante termos referências e quando temos o encontro de uma pessoa talentosa e incrível, como o Coruja, construímos referências e homenageá-lo em vida é importante. Que possamos acessar exemplos bons que nos impulsionam a sermos melhores. O Gustavo faz isso com maestria”, afirmou Sérgio Ferreira.

Ygor Ribeiro, o Amendoim, destacou a relevância de Gustavo Vinicius no cenário artístico nacional. “O Coruja não está colocando apenas Osasco no mapa, ele está nesse mapa e ele sabe o quão isso é importante para um artista. E nós sabemos quanto a música e arte podem ser transformadoras”, afirmou Ygor Ribeiro.

“O Coruja conseguiu furar a bolha. E ele é um ídolo hoje”, disse Emerson Osasco ao evidenciar o papel do artista da periferia que se destaca e que é referência para milhares de jovens. “A letra, a palavra, o som, a música dele que chega aos ouvidos de tantas pessoas da periferia é transformadora porque traz identidade”, apontou o parlamentar.

Em seu agradecimento, além de reverenciar João Cândido, que inspirou a honraria, e seu orixá, Exu, o artista Gustavo Vinicius Gomes usou a Tribuna para falar de sua luta, de sua ancestralidade, de sua religiosidade, do hip hop, da sua família e da sua história.

“Um dia um pequeno Erê, em uma casa simples, de madeira, no centro da periferia, esteve no meio de um tiroteio deitado no chão. Nenhum tiro o acertou, mas seis tiros acertaram o pai dele. Alguns tiros acertaram o amigo do pai dele, que faleceu e deixou uma criança de um ano sem pai. Essa história infelizmente é a história de muita gente. Infelizmente essa história é um capítulo da minha história, mas, graças ao hip hop, não é a história que define quem eu sou”, declamou Coruja BC1 no encerramento da Solene.

A história narrada por Gustavo Vinicius Gomes, aconteceu quando ele era apenas uma criança e viu o pai ser baleado à sua frente. Um episódio que marcou a vida do artista, mas que também serviu de inspiração para transformar as experiências em letras potentes de luta e transformação, que motivam uma legião de fãs em todo o país.

 MULTIMÍDIA | FOTOS | VÍDEO

Músico osasquense, Coruja BC1, é homenageado na Câmara de Osasco

Conteúdo oficial.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Dapieve M.

Monitoro notícias oficiais de Osasco e região; E verifico diariamente o portal da transparência da nossa cidade.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax