Observatório

Estudantes de Etec e Fatec de SP são finalistas de prêmios internacionais

Apoie o PlanetaOsasco

Ao lado da professora Marcia Freitas, Felipe Pinheiro foi o único estudante do Sudeste no Prêmio Jovem da Água

O primeiro semestre de 2024 fechou com um egresso de Escola Técnica Estadual (Etec) e um estudante de uma Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) do Centro Paula Souza (CPS) selecionados em eventos que reuniram jovens de todo o Brasil para disputar uma vaga em premiações internacionais. Ex-aluno da Etec Irmã Agostina, da Capital, Felipe Pinheiro ficou entre os cinco finalistas do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, que reuniu estudantes entre 15 e 20 anos, em Brasília. Paulo Henrique de Carvalho Camilo, estudante da Fatec Mogi Mirim – Arthur de Azevedo carimbou o passaporte na Expo Milset Brasil 2024 para disputar a Expo Science International, em Abu Dabhi, em 2025.

Levando ou não o primeiro prêmio, os estudantes que chegam ao pódio da semifinal conquistam experiência, conhecimentos e fazem um bom network. Felipe era o único representante da região Sudeste no Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, com o projeto Carvoamento: síntese de carvão ativado a partir de cascas de amendoim para absorção do corante azul de metileno. Apresentado como trabalho de conclusão de curso (TCC), ao lado das estudantes Gisele Jonsson da Fonseca e Gisle de Oliveira Alves, o Carvoamento utiliza casca de amendoim para obter carvão ativado capaz de retirar dos lençóis freáticos o azul de metileno, corante utilizado por vários setores da indústria, como o têxtil.

Existe no mercado um produto com a mesma finalidade, mas é fabricado industrialmente. “Feito com a casca do amendoim, o carvão seria produzido de forma sustentável. E o filtro tem potencial para bloquear alguns agrotóxicos”, informa o estudante. Criado em 1997, o Prêmio Jovem da Água de Estocolmo está presente em 40 países, buscando alternativas sustentáveis e inovadoras para tratamento, monitoramento e prevenção de problemas relativos à água.

“Nos projetos de TCC, os alunos são encorajados a participar de eventos e feiras de ciências onde divulgam seus projetos e interagem com estudantes de outras instituições”, diz Marcia Freitas da Silva, que acompanhou o estudante a Brasília. Thaís Taciano e Aline Ramos também participaram do projeto, como professoras da disciplina de TCC. “O concurso proporciona intercâmbio, integração e uma vivência de culturas diferentes entre alunos, professores e a equipe gestora do prêmio, tanto em nível nacional como internacional”, considera Marcia.

LEIA TAMBÉM: Estudantes de SP conquistam 5 prêmios na maior feira de ciências e engenharia do mundo

Visibilidade

Considerado o Nobel da ciência jovem, o Prêmio Jovem da Água de Estocolmo leva à final mundial, na capital da Suécia, apenas o primeiro colocado de cada País. Para Felipe, de 18 anos, a ida a Brasília já valeu a pena. “A visibilidade desses eventos é boa para o projeto”, diz o egresso. “No prêmio, os patrocinadores conversam com os estudantes, orientando e deixando as portas abertas para quem quiser procurá-los em busca de investimento”.

“A certificação do prêmio aumenta as chances na aplicação em bolsas no exterior”, lembra Felipe, que já apresentou o projeto na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace) da Universidade de São Paulo (USP). Agora, a proposta é finalista da Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), que será realizada entre 19 e 22 de agosto.

Enquanto cursa Química Industrial, na Universidade Federal de São Paulo, (Unifesp), o jovem planeja os próximos passos e inclui universidades do exterior em seu mapa de estudos futuros. No entanto, o foco continua o mesmo. “Gosto de pesquisa e desenvolvimento para setores ambientais: água, solo e ar. Mas a água se tornou o meu xodó”, conta.

Conteúdo Oficial – Gov SP

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax