Osasco homenageia agentes da Defesa Civil que participaram de resgates no Rio Grande do Sul
Marco Borba
Fernanda Cazarini
A Prefeitura de Osasco prestou quarta-feira, 29/5, homenagem aos agentes da Defesa Civil da cidade que passaram 16 dias prestando auxílio às vítimas das enchentes e deslizamentos de terra que atingiram o Rio Grande do Sul entre o final de abril e a primeira quinzena de maio. A cerimônia aconteceu na Sala Luiz Roberto Claudino (antiga Sala Osasco, anexa ao Paço Municipal) e contou com as presenças do prefeito Rogério Lins, secretários municipais, adjuntos, entre outros.
Os agentes ficaram baseados em Lajeado e prestaram ajuda humanitária na cidade de Estrela e municípios vizinhos. Eles participaram do resgate de pessoas e animais que tiveram que abandonar suas casas e também na distribuição de roupas, cobertores, alimentos, ração animal e produtos de higiene e limpeza enviados por Osasco e demais cidades brasileiras.
Segundo Rogério Lins, Osasco encaminhou ao Rio Grande do Sul cerca de 700 toneladas de donativos, entre roupas, cobertores, alimentos não perecíveis, ração animal e produtos de higiene e limpeza.
Na cerimônia os agentes receberam placas de homenagem das mãos do prefeito e aplausos do público. Rogério Lins também passou três dias em Estrela acompanhando os trabalhos dos agentes da Defesa Civil e na ajuda às vítimas.
Entre os homenageados estavam os agentes Pedro José Barbosa de Farias, Antônio Marcos Veloso, Vinícius Souza Ferreira, Artur Nascimento Silveira e Wellington Adorno Marcolino. Demais agentes que no dia da cerimônia estavam de folga também receberão placa de homenagem.
“Nunca em minha vida tive esse tipo de experiência. É algo bastante desafiador. Contamos com homens valorosos lá ajudando as vítimas, salvando vidas. No Dia das Mães, eles estavam lá salvando outras mães. Então, precisamos valorizá-los. Tenho certeza que cada um aqui presente se sentiu representado lá no Rio Grande do Sul. Meu muito obrigado a eles e aos nossos munícipes que ajudaram com suas doações”, disse o chefe do Executivo.
Já nos primeiros dias da tragédia que atingiu a população gaúcha a Prefeitura de Osasco e o Fundo Social de Solidariedade do município, comandado pela primeira-dama Aline Lins, se mobilizaram para angariar donativos às vítimas.
Além da concentração das arrecadações no Fundo Social, a Prefeitura realizou um drive-thru no estacionamento do Paço Municipal para arrecadar os donativos. Voluntários ajudaram na recepção e armazenamento das doações no salão do Fundo Social. De lá os donativos foram enviados ao Estado gaúcho em caminhões e carretas.
Conteúdo oficial