Legislativo

Vereadores repudiam Zirleide Monteiro por discriminação a criança com deficiência

Por Deniele Simões

A prática de atos preconceituosos contra pessoas com deficiência foi um dos temas em debate nesta quinta-feira (16), durante a 66ª Sessão Ordinária da Câmara de Osasco.

O nome da vereadora da cidade de Arcoverde (PE), Zirleide Monteiro (PTB), repercutiu em todo o Brasil, após a parlamentar proferir palavras preconceituosas à mãe de uma criança com deficiência, dizendo que ela teria sido “castigada por Deus” por ter um filho com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Após a polêmica, Zirleide Monteiro pediu renúncia do cargo.

Os parlamentares osasquenses lamentaram a atitude da vereadora pernambucana e aprovaram por unanimidade a Moção de Repúdio 419/2023, direcionada a Zirleide.
“Fiquei bem atordoada quando esse fato veio à tona. Ela não fez papel de vereadora, como representante do povo, em um ato desse”, repudia a autora da Moção, vereadora Elsa Oliveira (Podemos).

Ainda de acordo com Elsa, uma casa legislativa não é lugar de gente preconceituosa, mas de construção de políticas públicas que promovam equidade entre as pessoas.

Para a vereadora Cristiane Celegato (Republicanos), é lamentável que, em pleno ano de 2023, existam pessoas com o pensamento de Zirleide. “É inaceitável, esse tipo de gente não pode nos representar. Ninguém é mais do que ninguém”, desabafa.

Joel Nunes também usou a Tribuna para demonstrar insatisfação com a atitude da vereadora de Arcoverde. “A gente se depara diante de palavras que entristecem o coração e ela ainda coloca Deus no meio”, lamenta.

Já a vereadora Juliana da AtivOz (PSOL) atenta ao fato de que a renúncia da vereadora pode ser uma porta aberta para a impunidade. “(A Câmara) poderia ter continuado o processo, para que (a vereadora) fosse inelegível, porque ela pode voltar a qualquer momento”, opina.

Para Juliana a discriminação a pessoas com deficiência, também chamado de capacitismo, assemelha-se a atitudes negativas como o racismo e o machismo.

MULTIMÍDIA ► 66ª Sessão Ordinária | FOTOS | VÍDEO

Vereadores repudiam Zirleide Monteiro por discriminação a criança com deficiência

Conteúdo oficial.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Dapieve M.

Monitoro notícias oficiais de Osasco e região; E verifico diariamente o portal da transparência da nossa cidade.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax