Osasco pode ter Semana de Conscientização sobre Doença de Parkinson
Por Deniele Simões. Fotos: Ricardo Migliorini.
A cidade de Osasco poderá ganhar uma data em seu Calendário Oficial para a promoção de ações de conscientização e orientação sobre a Doença de Parkinson.
É que a Câmara de Osasco aprovou, nesta terça-feira (28), um projeto de lei do vereador Michel Figueredo (Patriota), que institui a Semana da Conscientização sobre a Doença de Parkinson – Tulipa Vermelha.
De acordo com o texto do projeto, o município deverá celebrar a data na semana do dia 11 de abril, o Dia Mundial do Parkinson.
“Incluímos essa campanha no Calendário Oficial do Município de Osasco porque, apesar de os conhecimentos sobre essa doença ainda serem limitados, precisamos chamar a atenção da população, que precisa ter um pouco mais de conhecimento das causas, primeiros sintomas e tratamento”, explica Michel Figueredo, na justificativa do projeto.
A Doença de Parkinson é uma patologia degenerativa, crônica e progressiva do sistema nervoso central, que provoca tremores nas mãos e torna os movimentos lentos.
Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), existem cerca de 200 mil portadores no Brasil, mas esse número pode dobrar até o ano de 2040.
Tulipa Vermelha
Desde 2005, a Tulipa Vermelha é usada mundialmente como símbolo oficial do mês dedicado à sensibilização sobre a doença (abril).
O símbolo foi definido devido à criação de uma tulipa vermelha com detalhes em branco, pelo floricultor holandês J.W.S Van der Wereld, diagnosticado com a Doença de Parkinson.
Como o projeto foi votado em 2º turno, agora ele segue para apreciação do prefeito Rogério Lins (Podemos), que poderá sancionar ou vetar.
O Plenário ainda aprovou outros dois projetos nesta terça-feira. Veja a lista de tudo o que foi aprovado no link abaixo.
Veja a lista de projetos aprovados na 69ª Sessão Ordinária
MULTIMÍDIA ► 69ª Sessão Ordinária | FOTOS (breve) | VÍDEO (breve)
Conteúdo oficial.