Destaques

Metroviários de SP entram em greve por reposição salarial

A capital paulista amanheceu nesta quarta-feira (19) com as principais linhas do metrô paradas por causa da greve dos metroviários.
Três linhas – a azul, vermelha e verde – operaram com restrição e em poucas estações; e a linha do monotrilho, da zona leste, ficou paralisada. Apenas as linhas amarela e lilás do metrô funcionaram normalmente. As linhas de trem da CPTM também operaram normalmente.
Muitas pessoas foram surpreendidas com a greve e com isso várias estações ficaram lotadas. O metrô informou que o sistema de linhas de ônibus que fazem o trajeto das linhas de metrô, chamado PAESE, foi acionado.
A paralisação dos metroviários também causou, nessa manhã, trânsito acima da média para o horário. O pico foi às 10h com 6,1% das vias da capital congestionadas. Sendo que, segundo informações da CET, a média durante a pandemia, para o dia e o horário, está sendo abaixo de 2,9%.
O corretor de imóveis Vanderlei Prado disse que apoia o pleito dos metroviários, mas teve que utilizar outras formas para chegar no seu destino. 
O Sindicato dos Metroviários pede reposição salarial de 9,7% em três partes, pagamento de participação em lucros e resultados que constam no acordo coletivo anterior e a manutenção de direitos, como o anuênio. 
O coordenador do sindicato, Wagner Fajardo, também afirmou que os trabalhadores se disponibilizaram a trabalhar mesmo em greve desde que o metrô liberasse as catracas à população, mas a proposta não foi aceita.
Em nota, a Secretaria de Transportes Metropolitanos disse que o metrô de São Paulo fez uma proposta de acordo salarial aos seus empregados muito acima do que é praticado no mercado de trabalho, de reajuste de 2,6% nos salários e benefícios; e que o metrô manteve todos os serviços e seus empregados, apesar do prejuízo de R$ 1,7 bilhão no último ano.
*Com produção de Dayana Victor.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax