Brasil

PF faz operação para fiscalizar carregamentos de madeira

Apoie o PlanetaOsasco

A Polícia Federal deflagrou hoje (11) operação para fiscalizar carregamentos de madeira no porto de Manaus. A iniciativa contou com a participação de 30 policiais federais, agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e, na condição de alunos, representantes da Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Países Baixos, Panamá, Paraguai, Portugal e Rússia.

A ação objetivou colocar em prática conhecimentos sobre identificação de possíveis fraudes no carregamento a partir da conferência das espécies, dos volumes e informações constantes na documentação da madeira. 

Essa foi a última etapa de um curso sobre fiscalização de madeira, oferecido a policiais alfandegários da América Latina, Europa e Estados Unidos a partir do último dia 7, no Centro de Integração e Aperfeiçoamento em Polícia Ambiental (Ciapa), base da PF na floresta amazônica.

Madeira ilegal

O curso contou com a participação de um professor convidado da Universidade Federal Tecnológica do Paraná, que desenvolveu um software capaz de identificar a espécie da árvore com uma simples foto de um pedaço da madeira feita a partir de celular, evitando, assim, um dos tipos de fraudes mais comuns no tráfico de madeira ilegal.

O Projeto Madeira Legal conta com o apoio do El Pacto Europa-Latino América-Programa de Assistência Contra o Crime Transnacional Organizado, que reconhece na Polícia Federal a prioridade de lutar contra o tráfico internacional de madeira. A organização objetiva a realização de operações conjuntas entre a América Latina e países da União Europeia.


Veja na fonte oficial – IMG Autor

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo