Brasil

Conselho da ONU debate situação dos direitos humanos na Ucrânia

Apoie o PlanetaOsasco

O Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) realiza nesta quinta-feira (3) em Genebra debate urgente sobre a situação dos direitos humanos na Ucrânia, resultante da agressão russa.

O debate acontece 48 horas depois de os Estados Unidos (EUA) terem sugerido que a Rússia seja excluída do conselho, formado por 47 países que passam por processo de seleção para integrar o órgão, por períodos de três anos.

A situação dos direitos humanos “vai agravar-se” ainda mais se o presidente russo, Vladimir Putin, ganhar a guerra, advertiu, na terça-feira (1º), o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, na 49ª sessão do conselho, que começou segunda-feira (28) e vai até 1º de abril.

“A Rússia bombardeia escolas, hospitais e áreas residenciais, destrói infraestruturas essenciais que permitem que milhões de ucranianos tenham acesso a água potável, gás e eletricidade, sem os quais morrem de frio”, acusou Blinken.

Também na terça-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, deveria ter ido pessoalmente a Genebra, mas cancelou a viagem, invocando as “sanções antirrussas” que o proíbem de sobrevoar a União Europeia.

Em vez disso, gravou discurso, que muitas delegações dos países ocidentais e a delegação da Ucrânia boicotaram, com os representantes diplomáticos abandonando ostensivamente a sala no início da apresentação.

Na abertura do conselho, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou que a escalada das operações militares da Rússia na Ucrânia “está levando a um aumento das violações dos direitos humanos”.

A alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, lembrou que, ao longo da história, existiram “momentos de profunda gravidade, que dividiram o curso dos acontecimentos entre antes e depois, muito diferente, mais perigoso”. Sobre a Ucrânia, afirmou: “Estamos num ponto de virada”.

* Proibida a reprodução deste conteúdo.


Veja na fonte oficial – IMG Autor

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo