Brasil

Tatiana Weston-Webb vence etapa Peniche do circuito mundial de surfe

Apoie o PlanetaOsasco

A gaúcha Tatiana Weston-Webb foi a campeã, nesta segunda-feira (7), da etapa de Peniche (Portugal) do circuito da Liga Mundial de Surfe (WSL, sigla em inglês). Na final feminina, a brasileira de 25 anos venceu a norte-americana Lakey Peterson, obtendo 15.33 na somatória das duas melhores notas recebidas na bateria (7.33 e 8.00), contra 14.27 (7.10 e 7.17) da rival.

Na decisão masculina, onde também houve um confronto entre Brasil e Estados Unidos, Filipe Toledo foi superado por Griffin Colapinto. O paulista conseguiu 14.20 de somatória (6.67 e 7.53), ante 14.34 (7.67 e 6.67) do rival, que chegou a cravar uma nota dez nas quartas de final, contra o compatriota Kolohe Andino.

Antes da final, Tatiana precisou superar a havaiana Carissa Moore. No duelo que reeditou a briga pelo título mundial da última temporada (vencido pela rival), a gaúcha levou a melhor, cravando 10.76 (3.93 e 6.83), contra 10.17 de Moore. Na sequência, a decisão também teve gosto de revanche para a brasileira, já que Peterson havia ganhado o único confronto do gênero anterior entre elas, em 2019, na etapa de Margaret River (Austrália).

O resultado foi importante para Tatiana pensando na sequência da temporada. Após dois nonos lugares nas duas etapas anteriores, a gaúcha subiu dez posições no ranking da WSL e assumiu a quarta posição, com 15.220 pontos. A liderança é da costarriquenha Brisa Hennessy, com 17.355 pontos.

Entre os homens, Filipe teve, primeiro, que superar o compatriota Ítalo Ferreira, na semifinal. Apesar da maior nota do duelo (8.83) ter sido do atual campeão olímpico, com uma manobra aérea, o paulista encaixou duas boas ondas (6.17 e 7.50) e acabou levando a melhor na somatória (13.67 contra 12.66). Na final, embora o norte-americano Colapinto tenha surfado menos ondas (seis contra 11 do brasileiro), ele foi mais efetivo e ficou com o título.

O vice-campeonato em Peniche levou Filipe para o quarto lugar na temporada, com 14.440 pontos. O paulista é o melhor brasileiro na classificação, que ainda tem Caio Ibelli (sexto), Ítalo (décimo), Miguel Pupo (11º), Samuel Pupo (18º), João Chianca (23º), Deivid Silva, Jadson André (ambos em 27º) e o atual campeão Gabriel Medina, que sequer estreou em 2022, alegando questões relacionadas à saúde mental. O japonês Kanoa Igarashi lidera, com 17.290 pontos.

As próximas duas etapas do circuito da WSL serão na Austrália. Primeiro em Bells Beach, entre 10 e 20 de abril. Depois em Margaret River, de 24 de abril a 4 de maio.




Veja na fonte oficial – IMG Autor

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo