Brasil

EUA repatriaram detento da Baía de Guantánamo para Argélia

Apoie o PlanetaOsasco

Os Estados Unidos repatriaram para a Argélia um homem que ficou detido na Baía de Guantánamo por quase duas décadas depois de ser acusado de conspirar com a Al Qaeda, informou o Departamento de Defesa, neste sábado.

O departamento identificou o homem como Sufiyan Barhoumi, natural da Argélia, e disse que sua detenção na base militar dos EUA “não é mais necessária”.

Barhoumi chegou à Baía de Guantánamo em 2002, ano em que o campo de detenção da base foi montado após uma invasão do Afeganistão liderada pelos EUA em busca de integrantes da Al Qaeda, por trás dos ataques que mataram quase 3 mil pessoas em Nova York, Pentágono e na zona rural da Pensilvânia, em 11 de setembro de 2001.

O campo atraiu críticas por manter um grande número de prisioneiros sem acusações ou julgamentos. Sua população atingiu o pico de cerca de 800 presos, depois diminuiu drasticamente durante o governo Obama de 2009-2017.

Atualmente, 37 detidos permanecem na Baía de Guantánamo, disse o Departamento de Defesa no sábado. Destes, 18 são elegíveis para transferência.

É proibida a reprodução deste conteúdo.


Veja na fonte oficial – IMG Autor

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo