Brasil

Cidade histórica do Maranhão se prepara para Festa do Divino

Após uma pausa de dois anos por causa da pandemia, a tradicional Festa do Divino Espírito Santo volta a ser realizada a partir de de amanhã (25) e segue até o dia 6 de junho, na cidade histórica de Alcântara (MA), situada a 22 quilômetros da capital São Luís.

Figuras simbólicas da festa como mordomos, caixeiras e a Imperatriz do festejo, além de moradores e turistas, estarão circulando pelas ladeiras, becos e casarões do município, que detém o título de Monumento Nacional, pela sua importância histórica.

Realizada também em outras cidades do país, a Festa do Divino une religiosidade, cultura e história, gira em torno de um grupo de crianças e adultos, geralmente ligados à comunidade, chamado império ou reinado. Elas são vestidas e tratadas como nobres durante os dias da festa, com refeições fartas, decoração requintada e vestimentas luxuosas.

Outra figura importante e tradicional da Festa do Divino são as caixeiras, senhoras devotas que cantam e tocam caixa acompanhando todas as etapas da cerimônia e que conhecem todos os detalhes do ritual e do repertório musical da festa.

No site e nas redes sociais da prefeitura de Alcântara é possível saber a programação diária que, além dos tradicionais banquetes, tem missas, cortejos, feiras, exposições e oficinas de toque de caixa.

 

Ouça na Radioagência Nacional:

 


Veja na fonte oficial – IMG Autor

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo