Brasil

Evento no Rio reúne skate, arte urbana e economia criativa

Apoie o PlanetaOsasco

A Fundação Nacional de Artes (Funarte), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto Bob Burnquist apresentam a partir de hoje (26) o Fun Arte – Arte em Circuito com Skate e Cultura. Esta é a primeira edição carioca do evento, que foi lançado em São Paulo, em novembro de 2021, e terá ainda este ano duas novas edições: em Belo Horizonte, em agosto, e em Brasília, em dezembro.

As atividades são gratuitas e envolvem esporte, música, circo, grafite, artes plásticas, economia criativa e tecnologia. O evento será realizado até o próximo domingo (29), na Escola Nacional de Circo, localizada na Praça da Bandeira, centro da capital fluminense. Os ingressos podem ser obtidos antecipadamente no site do evento. A programação completa também pode ser acessada na internet. 

O encontro conta com a presença do skatista e referência mundial no esporte, Bob Burnquist, que receberá convidados especialistas em temas como criação de conteúdo, cripto arte e economia criativa, em oficinas e palestras que serão transmitidas ao vivo pela internet.

Arte urbana

carioca do Fun Arte

A Fundação Nacional de Artes (Funarte), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto Bob Burnquist apresentam a partir de hoje (26) o Fun Arte – Arte em Circuito com Skate e Cultura. – Walda Marques

O presidente da Funarte, Tamoio Athayde Marcondes, disse que o evento é uma forma de promover e incentivar a arte urbana no Brasil.  “O Poder Público se preocupa com a arte urbana e quer inseri-la no calendário artístico nacional”, afirmou.

Segundo ele, era preciso encontrar um ícone dessa arte e o skate foi usado como ponto de partida. “Além de esporte, ele é atitude, é cultura. Envolve economia criativa, envolve a música, a moda. E nada melhor do que chamar o Bob [Burnquist] para participar.” 

A parceria com a UFRJ é feita por meio da Escola de Música, que desempenha o papel de curadoria e produção-executiva para o projeto. O público vai poder conhecer um pouco mais sobre o esporte e participar de oficinas, rodas de conversa e assistir a performances artísticas.

Transformação

carioca do Fun Arte

A Fundação Nacional de Artes (Funarte), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto Bob Burnquist apresentam a partir de hoje (26) o Fun Arte – Arte em Circuito com Skate e Cultura. – Walda Marques

A ideia é mostrar que o skate é um estilo de vida e também uma ferramenta de transformação social, destacou Bob Burnquist, maior medalhista da história do X Games, a mais festejada competição de esportes radicais, com um total de 30 medalhas. Em entrevista à Agência Brasil, o esportista ressaltou que o skate transformou sua própria vida.

“O skate me colocou em uma linha reta-torta porque, quando a gente se apaixona por algo, é assim. Minha mãe usou o skate como ferramenta porque, na hora que ela viu que o skate era uma coisa de que eu gostava muito, quando eu começava a não ir bem na escola, ela tirava o skate. E dizia: Se você não for bem na escola e não estudar, também não vai andar de skate. Para mim, foi uma ferramenta de me colocar no eixo”, afirmou.

Bob Burnquist destacou que andar de skate não é fácil já que o esporte tem manobras que requerem, muitas vezes, horas de treino.

“Para mim, isso, em si, é uma lição já de vida. E eu enxerguei que poderia passar uma mensagem mais próximo à linguagem dos jovens. Usar o skate como uma ferramenta de resiliência, de transformação social, porque a gente sabe que a vida desses garotos não é fácil. Mas o skate faz com que eles entendam que, na vida, a gente vai cair. mas, com disciplina e força de vontade, você vai fazer acontecer, vai dar certo. Acho que o skatista é mais resiliente como cidadão.”

Até domingo, Bob Burnquist estará no evento participando das conversas com os jovens e colocando arte nas paredes. “Vou estar aqui interagindo, conversando e aproveitando o evento nesse espaço maravilhoso”. Ele vai levar alunos do seu instituto social que leva o seu nome para uma apresentação no Fun Arte. Haverá até uma minicompetição de skate, com disputa da melhor manobra. “Vai ser uma grande festa entre amigos”, garantiu.

Bob Burnquist o único brasileiro eleito Skater of the Year (Skatista do Ano), pela Thrasher Magazine. A arte e o estilo de andar de skate do brasileiro viraram referência mundial ao revolucionar o esporte com manobras criadas por ele, e ao se tornar octacampeão em Mega Rampa, estrutura de 105 metros de extensão por 27 metros de altura. Burnquist se divide entre a Califórnia (Estados Unidos) e o município do Rio de Janeiro, onde fundou o instituto social que leva o seu nome, como objetivo de inspirar, educar e transformar crianças e jovens por meio do contato com o skate e as artes urbanas.

Destaques

Estão marcados shows da cantora pop Lary; dos rappers Ryan Realcria e Taylan; dos Djs Machintal e Tamy; e, ainda, do grupo Instinto Coletivo, que traz no seu repertório os maiores sucessos da banda O Rappa; e do cantor e ator André Frateschi, que foi vocalista na turnê comemorativa dos 30 anos da Legião Urbana, junto a Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos.

A programação inclui também apresentações de artes circenses, como contorcionistas, palhaços, acrobatas e malabaristas, oficinas dedicadas ao grafite, circo e técnicas para Djs. Durante todo o evento, funcionará no local um estande do projeto Arte na Fonte (@aartenafonte, no Instagram), com exposição de obras de oito artistas da periferia, especialmente produzidas para a ocasião. Essas obras poderão ser adquiridas pelo público e 80% da renda obtida serão revertidos para projetos sociais.

O acesso às atividades está sujeito à lotação da capacidade do local, por ordem de chegada, destacaram os organizadores.

Veja na fonte oficial – IMG Autor

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo