Destaques

ANA declara situação crítica de escassez hídrica no Rio Paraná

A escassez de chuvas na região hidrográfica do Paraná pode afetar a geração de energia elétrica de importantes usinas do Brasil. Isso porque o Sistema Nacional de Meteorologia (SNM) emitiu um alerta de Emergência Hídrica na bacia e, com isso, a ANA, Agência Nacional de Águas, declarou no início de junho Situação Crítica de Escassez Quantitativa de Recursos Hídricos na região. A meteorologista do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, Márcia Seabra, diz que essa é a primeira vez que o sistema nacional emite um alerta do tipo.
Um exemplo disso está na barragem Porto Primavera, da usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta, entre os estados de São Paulo e Mato grosso do Sul. Por lá, a água que chega aos reservatórios, teve a menor vazão dos últimos 91 anos. Metade dos principais reservatórios de hidrelétricas da bacia do Paraná estavam com o pior nível, em maio, desde os últimos 22 anos.
A declaração da ANA vale até 30 de novembro – até onde deve durar o período seco – para garantir os diversos usos da água. Vale lembrar que não estão sendo pensadas medidas como restrição de consumo, na irrigação ou no abastecimento humano. Isso porque a Agência considera que haja água suficiente nos reservatórios para esses fins.
Mas os níveis reduzidos de armazenamento podem afetar a utilização da água para a geração de energia hidrelétrica, o turismo, lazer e a navegação, como já observado na região central da bacia.
A bacia do rio Paraná é uma das doze regiões hidrográficas do território brasileiro e a mais industrializada e urbanizada do país. A bacia do Paraná é a que tem a maior capacidade elétrica do Brasil com usinas como de Itaipu, Furnas e Porto Primavera. A região engloba os estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e o Distrito Federal.

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo