Abertas as inscrições do Encceja para Pessoas Privadas de Liberdade
Estão abertas as inscrições para o Encceja PPL de 2020, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa, com privação de liberdade. O prazo vai até 18 de junho.
Quem pode inscrever os interessados é o responsável pedagógico das unidades prisionais e socioeducativas. O profissional fica encarregado de entrar na página do participante, determinar as salas de provas e verificar a divulgação dos resultados. Também é de responsabilidade dele excluir os candidatos que tiverem a liberdade decretada durante o processo.
O Encceja tem duas modalidades: ensino fundamental, que exige idade mínima para os candidatos de 15 anos completos no dia da realização do exame; e ensino médio, com idade mínima exigida de 18 anos completos na data de realização das provas.
O exame será aplicado nos dias 13 e 14 de outubro de 2021, nas duas modalidades.
As provas no formato PPL têm o mesmo nível de dificuldade do Encceja regular e são aplicadas dentro das unidades prisionais e socioeducativas.
O Exame foi criado em 2020 pelo Inep, Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, e é destinado a jovens e adultos brasileiros que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos de nível básico na idade adequada.