Destaques

Implementação de energias renováveis abre novas vagas de trabalho

Apoie o PlanetaOsasco

Os desafios da transição energética e a busca por fontes de energia renováveis passam por processos de modernização no setor elétrico, com implicações no campo da educação. É o que mostra estudo do Ministério de Minas e Energia sobre a demanda por formação profissional do setor produtivo e a oferta de qualificação, com foco em ocupações futuras na área de energia.
Segundo o Ministério de Minas e Energia, a geração de energia renovável no país vem crescendo de forma relevante nos últimos 15 anos, especialmente as fontes solar e eólica. O estudo estima que o setor de energia solar fotovoltaica gerou mais de 265 mil empregos desde 2012. E o de energia eólica deve gerar 200 mil novos empregos diretos e indiretos até 2026.
No Acordo de Paris, o governo brasileiro se comprometeu, até 2030, a aumentar a participação de bionergia sustentável para 18%; alcançar 10% de ganhos de eficiência no setor elétrico; expandir para 33% o uso de fontes renováveis, entre outros. Esses compromissos se unem a esforços globais para diminuir a emissão de gás carbônico e reduzir o efeito estufa que altera o clima. 
A coordenadora-geral de Eficiência Energética do Ministério de Minas e Energia, Samira Sousa, explica que novas áreas de atuação profissional estão sendo consideradas no setor, como habilidades para modelagem, simulação e comunicação, controle e otimização de sistemas.
A gestora explica que o país se destaca na utilização de energias renováveis. O Brasil foi pioneiro na elaboração de um programa de etanol, um dos biocombustíveis mais antigos; também possui um programa de biodiesel. Na área elétrica, há ainda as fontes renováveis de energia hidráulica e termelétricas a biomassas.
O estudo indica que a melhoria das condições de oferta e uso da energia pode proporcionar o aumento de jovens no mercado de trabalho. Além disso, as novas áreas de interesse têm permitido o aumento da participação de mulheres.
O levantamento foi realizado em parceria com a Alemanha, país que tem sido referência em transição energética, na área de eficiência e em tecnologias de redução de emissões de carbono. 

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax