Ocupação de leitos de UTI fica abaixo de 50% no estado de São Paulo
O estado de São Paulo registrou nessa segunda-feira, pela primeira vez no ano, taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 abaixo de 50%. A taxa de ocupação está em 49,2% no estado e, na grande São Paulo, em 42%. Na segunda onda da pandemia, a ocupação de leitos de UTI chegou a ultrapassar 92%.
Monitoramento realizado pelo sindicato dos hospitais particulares de São Paulo, o Sind Hosp, também mostrou uma queda grande na ocupação das unidades de saúde particulares agora no começo de agosto. Apenas 7% dos 66 hospitais monitorados informaram estar com ocupação acima de 80%, enquanto 83% disseram estar com ocupação abaixo de 80%. Além disso 94% dos hospitais informaram que não tiveram aumento de casos de internações por covid nos últimos 10 dias.
De acordo com o governo paulista, esses números refletem as estratégias de combate à pandemia e o avanço da vacinação: mais 78,9% dos adultos de SP já receberam ao menos a primeira dose da vacina, 22,93% já receberam as duas doses ou a vacina de dose única.
Mas cabe lembrar que enquanto a maioria da população não estiver plenamente vacinada com 2 doses, as medidas de isolamento social e de uso de máscaras ainda continuam valendo, especialmente agora com a circulação comunitária da variante delta no país.