Secretaria de Saúde do RJ abre 20 leitos para pacientes com covid
Com o avanço da variante Delta e a capital fluminense se tornando o epicentro dos casos dessa cepa do novo coronavírus no pais, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro está abrindo 20 leitos em unidade exclusiva para atendimento a pacientes da covid-19.
As novas vagas serão ativadas no Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz, hospital modular construído na Baixada Fluminense. A secretaria também decidiu colocar o Hospital Regional do Médio Paraíba Dra Zilda Arns, no município de Volta Redonda, de volta na lista de unidades que prestam atendimento a infectados pelo coronavírus.
A Secretaria ainda deverá abrir um chamamento público para contratação de leitos de CTI.
O secretário de saúde, Alexandre Chieppe, justificou que as medidas são preventivas e já estavam previstas no Plano de Contingência da Covid-19, com a mudança de cenários epidemiológicos. E reconheceu que há um aumento nos casos.
A informação de que a cidade do Rio de Janeiro é, no momento, o epicentro da variante Delta no país foi confirmada pela prefeitura, nesta sexta-feira (13), durante divulgação de novo boletim epidemiológico do município. Durante a apresentação, o prefeito Eduardo Paes cobrou o envio de mais doses de vacinas, a exemplo do que aconteceu quando o epicentro da pandemia atingiu outros estados.
A piora no cenário epidemiológico já tinha sido constatada na semana passada, na divulgação do Mapa da Covid-19 pela Secretaria de Estado de Saúde. O mapa mostrou piora no risco de transmissão da doença nas regiões Metropolitana 1, que inclui a capital e a Baixada Fluminense, e Noroeste. As duas passaram da bandeira laranja, de risco moderado, para a vermelha, que indica risco alto para o contágio da covid.