Destaques

80 milhões de toneladas de resíduos são produzidos no país a cada ano

Apoie o PlanetaOsasco

Cada brasileiro gera, em média, quase 1 quilo de lixo por dia… Em um ano são 343 quilos. Juntando todo o país, são 80 milhões de toneladas de resíduos produzidos a cada ano.Mas segundo um levantamento feito pelo Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana, –  Selurb – o lixo gerado por pessoa é menor nas cidades que cobram pelos serviços de coleta, tratamento e descarte de resíduos.
A pesquisa fala em redução média de 8% no volume de lixo gerado por pessoa. Marcio Matheus, presidente do Selurb, diz que ao pagarem, as pessoas ficam mais conscientes.
A pesquisa analisou 3.712 municípios. Em menos da metade havia a cobrança específica para a manutenção de resíduos. A Política Nacional de Resíduos Sólidos  prevê a cobrança de valores diferenciados para quem gera resíduos e diferencia as pessoas que recuperam resíduos. São os poluidores-pagadores e os protetores-recebedores, que devem ser remunerados para ajudar a dar um destino a tudo o que é descartado pelos poluidores.
Entre os protetores entram catadores de materiais recicláveis, mas também sucateiros, ferros-velhos, estabelecimentos agrícolas e uma gama de atores que veem como recursos o que ainda chamamos de lixo.
Só que na prática, essas pessoas ficam de fora já que na imensa maioria dos casos, o lixo é simplesmente recolhido e descartado pelos serviços de limpeza urbana. O resultado é que, em média, 60% do resíduo coletado no Brasil vão parar em aterros sanitários e os outros 40% vão para lixões.
Para o urbanista e consultor técnico na área de gestão de resíduos, Tarcísio Pinto, não adianta cobrar mais taxas e manter os a remuneração dos prestadores de serviços pelo volume de lixo recolhido ao invés de avançar para o uso sustentável desses recursos.
Apesar de ainda considerados um avanço no Brasil, em muitos países os aterros estão sendo desativados por serem grandes emissores de gases que contribuem para o aquecimento global. Na Alemanha, por exemplo, menos de 1% do lixo produzido no país vai parar em aterros sanitários.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax