Destaques

Marinha realiza blitz para prevenção ao escalpelamento no Amapá

Apoie o PlanetaOsasco

Como parte das ações do Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento, celebrado neste sábado, 28 de agosto, a Marinha do Brasil realizou, nesta sexta-feira, uma blitz no município de Santana, no Amapá, para orientar condutores de embarcações sobre a necessidade de proteção dos motores para evitar acidentes.  
O escalpelamento é o arrancamento brusco e acidental do escalpo, mais conhecido como couro cabeludo. Esse grave acidente ocorre geralmente em embarcações de pequeno porte quando, por descuido, os cabelos compridos, especialmente de meninas e mulheres, se enrolam nos eixos ou partes móveis do motor.
Nos últimos seis anos, o Comando do Quarto Distrito Naval do Amapá registrou 34 acidentes com escalpelamento no estado.
A representante da Associação de Mulheres Ribeirinhas Vítimas de Escalpelamento da Amazônia, Franciane Campos, de 42 anos, conta que sofreu o acidente quanto tinha apenas 5 anos de idade. Na época, ela ficou hospitalizada por um ano e até hoje sofre com as sequelas.
O capitão de fragata Kaysel Costa Ribeiro diz que a Capitania dos Portos do Amapá atua na prevenção desses acidentes, com palestras de conscientização e regularização das embarcações.
Para denunciar irregularidades em embarcações, moradores do estado Amapá podem ligar para os telefones: 185 ou (96) 99112-1538.
 

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax