Destaques

Presa quadrilha que deu prejuízo milionário a CEB em Brasília

A Operação Apate da Polícia Civil do Distrito Federal foi às ruas hoje para desarticular uma quadrilha especializada em fraudar serviços e desviar milhões de reais dos cofres da CEB- Companhia Energética de Brasília. Dezoito pessoas foram presas.
 
Ainda foram cumpridos 24 mandados de procura e apreensão na sede da empresa, no SIA, em Ceilândia, Taguatinga, Estrutural, Recanto das Emas, Sobradinho, Santa Maria, Gama. Também em Águas Lindas e Novo Gama, em Goiás. Foram apreendidos R$86 milénio em espécie, milhares de lacres de medidores da CEB, uniformes da companhia energética e  113 medidores de pujança e uma caminhonete de luxo.
 
Segundo as investigações da polícia e do Ministério Público, a quadrilha possuía seis núcleos que executavam condutas diferentes. Entre elas: terceiros prestavam serviços em nome da CEB e embolsavam o numerário sem repassar à empresa.
 
Outros realizavam serviços ilegais uma vez que adulteração de medidores de pujança elétrica. Tinham aqueles que forneciam pujança para obras embargadas. Alguns tinham a responsabilidade de transferir  dívidas com a CEB  e para outros CPFs.
 
Apenas nesse último transgressão, a Polícia Civil calcula que houve prejuízo de R$20 milhões em quatro meses. O representante da Draco – Divisão de Combate ao Crime Organizado, Jean Felipe Mendes detalha uma vez que era o esquema de fraudes dentro da CEB.
 
As investigações que deram origem a operação Apate surgiram após outra operação: a Hórus, de combate a grilagem de terras no condomínio Sol Nascente, em Ceilândia. Na época, houve prisões de policiais militares e grileiros de terreno.
 
Foi apreendido um celular que levou ao esquema de fraudes na CEB, uma vez que explica promotor Marcel Bernarde Marques que atuou nas duas investigações.
 
Os envolvidos nas fraudes descobertas pela Operação Apate podem responder por corrupção ativa, passiva, falsidade ideológica e estelionato contra a administração pública.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax