Destaques

Inflação da indústria varia 0,54% em setembro

Os preços da indústria cresceram 0,45% em setembro deste ano resultado bem inferior ao observado em agosto, quando os preços cresceram 0,91%. Esta é a segunda alta seguida, depois de duas quedas consecutivas em junho, de -1,13%, e julho, de -1,20%.
 
Os dados são do Índice de Preços ao Produtor, divulgado nesta terça-feira pelo IBGE. O IPP mede a variação dos preços dos produtos na “porta das fábricas”, sem impostos e frete. Das 24 atividades das indústrias extrativas e de transformação pesquisadas, 17 apresentaram alta de preços em setembro.
 
Segundo o IBGE, o aumento dos preços do diesel, gasolina e óleos combustíveis pressionou o resultado de setembro, frente a agosto. A alta de 1,06% dos alimentos também contribuiu para manter a inflação do setor no patamar positivo, considerando que é a atividade com maior peso no índice.
 
Ainda de acordo com o instituto, essas variações positivas superaram a forte queda de 10,49% nos preços na indústria extrativa. A oscilação de preços dos minérios de ferro no mercado internacional foi a principal influência na queda nos preços da indústria extrativista.
 
No acumulado no ano, os preços subiram 2,94% e, em 12 meses, caíram 0,99%. A divulgação de setembro do IPP é a primeira com dados para grupos no nível de três dígitos, na Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Segundo o IBGE, essa atualização é desdobramento da ampliação da amostra da pesquisa, que passou para 2.070 empresas e 416 itens.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax