Rio e parte da Baixada Fluminense ficarão sem água na quinta-feira por 20 horas
A Cedae, Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro, informa que vai interromper o fornecimento para a capital e parte da Baixada Fluminense, nesta quinta-feira, dia 7.
De acordo com a companhia, a medida é necessária para a realização de serviços de manutenção preventiva anual da Estação de Tratamento de Águas do Guandú, rio que abastece a capital fluminense e os municípios de Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Queimados, Mesquita, Nilópolis e Belford Roxo.
Segundo a Cedae, a previsão é que o serviço seja concluído em 20 horas, o que vai provocar o corte no abastecimento de água para esses municípios entre 8h de quinta e 4h da madrugada de sexta-feira, dia 8.
A companhia informa que o fornecimento de água nas áreas atingidas vai ser totalmente retomado após a conclusão do serviço que pode levar até 72 horas para ser normalizado, no caso de locais mais altos e nas pontas do sistema.
Ainda de acordo com a Cedae, imóveis que possuem sistema de armazenamento d’água, como caixas d’água ou cisternas, não devem sofrer desabastecimento, mas, mesmo assim, a recomendação para os consumidores é evitar atividades que exijam grande consumo de água até o religamento do sistema.
A empresa informa que montou um esquema especial para atender hospitais e outros serviços essenciais, com carros-pipa no período em que a Estação de Guandú estiver inoperante.