Destaques

Bolsonaro afirma que extinção de municípios não será imposta, mas decidida pelo “povo”

Apoie o PlanetaOsasco

Depois de entregar a PEC do Pacto Federativo ao Senado Federal, o presidente Jair Bolsonaro fez questão de dizer que a proposta não busca impor a extinção dos municípios pequenos. Segundo ele, a decisão vai caber “ao povo”.
“Tem a proposta de fundir município. É o município que está no negativo. A população vai ter que concordar, ninguém vai impor. Mas tem município que vive graças ao Fundo de Participação dos Municípios, não tem renda, não tem nada. Mas o povo é quem vai decidir”.
A declaração foi dada nesta quarta-feira, assim que o presidente saiu do Palácio da Alvorada, ao conversar com apoiadores que o aguardavam na saída do local.
A questão dos municípios é um dos pontos que fazem parte da PEC do Pacto Federativo, entregue nessa terça-feira pelo executivo ao Senado Federal. A ideia do governo é que as cidades com menos de 5 mil habitantes, com arrecadação própria menor que 10% da receita total, sejam incorporados, unidos ao município vizinho.
Segundo o Ministério da Economia, essa medida pode afetar mais de 1,2 mil cidades brasileiras, que poderão ser incorporadas a partir de 2025. A decisão sobre qual município vizinho vai incorporar o menor fica a cargo de uma lei ordinária, caso a proposta seja aprovada no Congresso.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax