Destaques

Do ralo para o campo: pesquisadora da Esalq desenvolve técnica de reaproveitamento do lodo de esgoto

Apoie o PlanetaOsasco

Aquilo que vai pelo ralo das nossas casas pode parecer não ter utilidade nenhuma. Mas a pesquisadora Mayra Maniero Rodrigues, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo, encontrou um destino para o lodo do esgoto doméstico na agricultura.

A engenheira agrônoma desenvolveu um tipo de adubo que pode ser usado nas plantações de soja no Cerrado. O novo produto funciona como solução ambiental como explica a pesquisadora Mayra Rodrigues. 

O reaproveitamento pode contribuir para o cultivo de soja, principalmente, nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, que dominam mais de 20% da produção no Cerrado. De acordo com a pesquisadora, o adubo desenvolvido a partir do lodo de esgoto trouxe uma boa nutrição das plantas. 

A legislação brasileira restringe o uso desse tipo de adubo porque o material pode conter substâncias poluentes e contaminantes. Mas, a partir da pesquisa realizada em laboratório, o lodo de esgoto é transformado em um composto rico em macro e micronutrientes para suprir a deficiência de boro, cobre, cobalto, ferro, manganês, molibdênio, níquel e zinco no solo, que são importantes para o cultivo da soja.

A pesquisa agora entra em uma nova fase. Os próximos testes vão ser realizados em campo. A longo prazo, ainda será analisada a presença de fármacos e outros componentes químicos no lodo de esgoto.

* Com reportagem de Beatriz Evaristo

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax