Destaques

IBGE mostra crescimento do setor de serviços de 1,2% em setembro

Apoie o PlanetaOsasco

O setor de serviços no país cresceu 1,2%, em setembro, na comparação com agosto, quando registrou queda de 0,1%. Essa foi a maior alta desde agosto do ano passado, de 1,9%, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta terça-feira (12) pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

No ano, o setor acumula alta de 0,6% e nos últimos 12 meses a taxa assinalou um ligeiro ganho de ritmo, ao passar 0,6%, em agosto, para 0,7%, em setembro.

Segundo o IBGE, até agosto o volume de serviços acumulou taxas negativas no ano e estava 1,5% abaixo do nível de dezembro de 2018. Com a alta de setembro, o volume de serviços zera as perdas ao longo de 2019 e passa a mostrar expansão.

O avanço em setembro teve destaque para o setor de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio. O índice de atividades turísticas cresceu 4,8% frente a agosto, quando apresentou retração de 4,5%. Porém, os segmentos de transportes aéreo e rodoviário de passageiros e de restaurantes apontaram as principais influências negativas sobre a atividade.

Ainda de acordo com a pesquisa, 14 das 27 unidades da federação tiveram expansão no volume de serviços, na comparação com agosto. Os destaques ficaram com São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Distrito Federal.

Já os principais resultados negativos em relação ao mês anterior vieram do Espírito Santo e da Bahia.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos leitores. Faça uma doação para o Planeta -aqui-.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax