Augusto Heleno diz que segurança está garantida durante Cúpula do Brics em Brasília
A segurança da população do Distrito Federal e dos chefes de Estado do Brics – o grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – está garantida. Isso foi o que afirmou o General Augusto Heleno, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, em entrevista à Rádio Nacional.
O general garantiu que todas as providências foram tomadas, e que o risco de haver qualquer contratempo durante o evento é mínimo.
O ministro disse, ainda, que assuntos como a crise nos países vizinhos, como Chile e Venezuela, e em especial os últimos acontecimentos na Bolívia não farão parte da pauta entre os chefes de estado no encontro. Heleno afirmou que esses pontos já foram tratados em outros momentos e que o tema da reunião dessa semana é bem específico.
Sobre a participação das forças armadas no esquema de segurança das reuniões, o General disse que foi publicada uma portaria que respalda, juridicamente, a ação da Marinha, Exército e Aeronáutica.
A reunião de Cúpula do Brics acontece, em Brasília, nos dias 13 e 14 dessa semana. Essa é a segunda vez que a capital federal recebe o evento.